NEONIA

PLANEAR A VISITA

Como chegar cá


De Carro

Como estamos na Baixa do Porto, no cruzamento entre a Rua de Ceuta e a Rua de José Falcão (ao lado do hotel Wine & Books, perto do restaurante Nogueira’s e da padaria Ribeiro), o trânsito na nossa Zona tem sido muito afetado por obras na via pública. Em particular, quem conduz a partir dos Aliados não consegue chegar à Neonia subindo a Rua de Ceuta; atualmente, tem de contornar as traseiras da Câmara Municipal e subir a Rua do Dr. Ricardo Jorge.

Não temos estacionamento próprio no local, mas esta Zona é servida por alguns parques públicos e lugares de estacionamento (todos sujeitos a pagamento) na rua.

Em Transporte Público
(Metro / Autocarro)

A estação de metro mais próxima da Neonia é a estação Aliados. Uma vez na estação, o caminho até ao nosso espaço faz-se numa curta caminhada de 5 minutos.
Para chegar à estação Aliados, terá de apanhar a linha D, amarela (Hospital de São João – Santo Ovídio).
Se vier visitar-nos através de uma das linhas A, B, C ou E (p. ex., desde o Aeroporto do Porto), vá até à Trindade e, lá, troque para a linha D, para sair nos Aliados. (Ou venha a pé desde a Trindade; são só 10 minutos… e não terá de esperar!)

Para além do metro, existem várias rotas de autocarro que passam ainda mais perto da Neonia, sendo as paragens mais próximas:
Praça Filipa de Lencastre (2 minutos a pé);
Aliados (5 minutos a pé).

Preços e Horário

Os preços dos bilhetes variam de acordo com a altura do ano, a idade e, no caso de compra simultânea de vários bilhetes, do tamanho do grupo.
O preçário poderá ser consultado na bilheteira física (num painel digital na entrada do edifício, na Rua de Ceuta 116, 4050-190 Porto) e na bilheteira online.

O museu está aberto todos os dias da semana entre as 10h00 e as 21h00. A primeira sessão de cada dia começa às 10h00 e a última às 19h30, sem interrupção para almoço. Cada janela horária de entrada começa 15 minutos depois da anterior.

Duração da visita

A Neonia é passado, presente e futuro simultaneamente. Por isso mesmo, a noção de tempo tem um significado diferente para cada visitante. Sendo um lugar permanentemente temporário, há uma sugestão de duração mínima da visita para conseguir conhecer o espaço, mas não há necessariamente um limite global máximo*… existe, todavia, um percurso delineado que serve de recomendação para poder tirar o máximo partido da visita.
Por experiência própria, enquanto arquitetos da fantasia desta cidade, recomendamos que explore a cidade num período de 1 a 2 horas.

*Impomos apenas a permanência máxima de 15 minutos na primeira sala (a “Cidade Neonia”), para não obstruir a entrada dos grupos seguintes. Nas salas restantes, não há limites.

Acessibilidade

Há uma rampa elevatória no exterior, elevador no interior, e acesso nivelado em praticamente todo o espaço, mas existem 3 áreas que, por limitações estruturais do edifício, estão vedadas ao acesso de cadeiras de rodas e carrinhos de bebés: as salas Metro do Porto e Jardim, no piso 0, e a sala Cofre Psicadélico, no piso -1.
Os nossos assistentes de sala estão disponíveis para orientar os visitantes com mobilidade reduzida de modo que possam usufruir da melhor experiência possível!

Vestuário e Calçado

Queremos que se divirtam enquanto exploram o nosso espaço, por isso recomendamos roupa e calçado confortáveis. Não é permitido andar descalço nem com chinelos de dedo.
Stilettos também estão absolutamente proibidos, porque riscam o chão e não podemos andar sempre a envernizar 1500m2.
Smokings e vestidos de gala podem ficar no armário, mas recomendamos outfits instagramáveis porque vão querer tirar centenas de fotografias!

Em algumas instalações existem espelhos nas paredes, chão e teto, bem como outro tipo de materiais refletores que podem dar uma sensação de maior exposição. Alertamos os visitantes mais reservados para este facto e advertimos para a escolha de vestuário com mais cobertura.
(Em particular, o trajeto inclui um escorrega e uma sala totalmente espelhada que, por refletir a imagem do chão, pode causar desconforto a quem vestir saias, vestidos ou calções largos. Recomendamos, por isso, o uso de calças ou calções justos.)

Visitas de escolas / empresas

Estamos totalmente disponíveis para ajudar a organizar visitas escolares (do ensino pré-escolar à universidade sénior) e ações de team building para empresas.
No entanto, para proporcionar a melhor experiência possível, existe um limite de pessoas por sessão. Neste sentido, e de modo a garantir que o potencial de cada sala é revelado na sua plenitude, recomendamos que nos contacte antecipadamente no caso de pretender marcar visitas para grupos de 10 pessoas ou mais.
Por favor, envie um email para reservas@neonia.com com uma antecedência mínima de 7 dias relativamente ao agendamento pretendido e, em conjunto, definiremos a melhor data e condições para a visita.

Outras informações úteis

🤳🏻⛶ 🌐 Conteúdos disponíveis em 5 idiomas (via códigos QR afixados junto às experiências): português, inglês, francês, espanhol e alemão.

🧳 50 cacifos na entrada, para uso gratuito mediante disponibilidade. Há cacifos de dois tamanhos: 47,5 cm x 34,8 cm x 28,5 cm e 47,5 cm x 34,8 cm x 38,5 cm.

🎒 Não é permitido entrar no espaço de exposição com malas/sacos/mochilas.

🚻 Casas de banho (incluindo uma preparada para pessoas de mobilidade reduzida e equipada com fraldário) disponíveis no piso -1.

⚕️🗄️Material de primeiros socorros e “Perdidos & Achados” disponíveis na bilheteira física.

🐾 Não é permitida a entrada de animais de estimação (exceto cães-guia).

📸 Não é permitido tirar fotografias com flash.

🎥 Vigilância via circuito fechado de televisão (CCTV) com gravação de imagens.

Precauções

A visita é desaconselhada a pessoas com pacemakers, epilepsia, claustrofobia e/ou sensibilidade severas à luz, cabendo a cada visitante decidir sobre os termos da sua participação e da participação das crianças à sua tutela nesta experiência.

Sensibilidade à luz e ruído

Misturamos arte e tecnologia para criar uma experiência globalmente interativa e imersiva, mas compreendemos que a mistura de ruído com luz e movimento possa condicionar alguns visitantes, por isso preocupamo-nos em criar um equilíbrio de ambientes para todos os que nos visitam.
Existem algumas salas que são projetadas para uma experiência sensorial menos intensa, bem como alguns espaços com lugares para sentar, que podem oferecer uma pausa ou proporcionar um momento de tranquilidade antes de continuar o percurso. Aos visitantes mais sensíveis à luz e ao ruído, recomendamos passar mais tempo a descobrir os espaços tranquilos e, em casos mais extremos, a procurar alternativas às salas mais intensas – o nosso staff no local está disponível para fazer as melhores recomendações neste sentido (há vários que gostam de tirar sestas na sala do Palácio de Cristal…).

Tipo de espaços e instalações: áreas escuras, espaços com pouca iluminação, saliências, volumes na parede, paredes texturadas, espaços apertados, passagens estreitas e/ou de altura reduzida, luzes intermitentes / estroboscópicas, lasers, espelhos, efeitos de neblina, música, alguns ruídos altos e materiais expostos.